Marcos Estrella

Marcos Estrella tem uma vista mais que privilegiada da “janela” do seu trabalho. Há mais de 40 anos, ele bate ponto, na torre de transmissão da TV Globo no Sumaré, com vista panorâmica de 360 graus sobre o Rio de Janeiro.

Amante da fotografia desde a adolescência, foi aprimorando sua técnica e melhorando os equipamentos através do tempo. Até hoje, quando suas imagens são constantemente requisitas pela TV Globo e O Globo, quando o assunto são as belezas do Rio ou suas condições climáticas. Basta a cidade amanhecer sob nevoeiro, para os telefones logo tocarem no Sumaré, com jornalistas ávidos pelas imagens de Estrella do Rio sob as nuvens.

Uma das mais belas expressões da natureza, que ele teve a oportunidade de presenciar e fotografar, claro, é a “Cascata de Nuvens”, que ocorre quando as nuvens vem através da floresta da Tijuca, correndo como um rio sobre as árvores e despencam do paredão de 700m do Corcovado, como as águas nas Cataratas do Iguaçú.

Outra foto famosa, que saiu na primeira pagina do O Globo, foi uma do Corcovado todo coberto por nuvens, aparecendo só a estátua do Cristo no topo. As nuvens brancas, pareciam neve e pela primeira vez na história, o carioca viu nevar na cidade. Pelo menos, é o que parecia nas fotos de Marcos Estrella.

Mesmo depois de 40 anos trabalhando no Sumaré, hoje como supervisor de operações, ele nunca se cansa da beleza do local. “Trabalho lá há 40 anos e percebo que cada dia é bem diferente do outro, até na mesma época do ano! O amanhecer, o pôr-do-sol, a lua cheia e as tempestades com seus raios, nunca são iguais, além da diversidade da fauna e da flora! O Cristo Redentor é meu “modelo” preferido!”