Gered Mankowitz

Gered Mankowitz é dos principais fotógrafos de rock’n’roll do mundo. Nos últimos 50 anos, trabalhou com grandes grupos e artistas como Rolling Stones, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Led Zeppelin, Paul McCartney, Duran Duran, Oasis, Eurythmics, Elton John, Yardbirds e Snow Patrol. Ele descobriu cedo seu talento para fotografar músicos. Fez sua primeira capa de disco com apenas 16 anos e não parou mais. Um dos seus primeiros ensaios foi com a cantora e atriz Marianne Faithfull, que foi namorada de Mick Jagger. O empresário de Marianne, Andrew Loog Oldham, gostou das fotos e o chamou para fotografar seu outro grupo: os Rolling Stones.

ROLLING STONES

Mankowitz foi o fotógrafo oficial dos Stones por 3 anos, nos anos 60, em plena Swinging London. Poucos empregos teriam sido mais divertidos. Fez 3 capas de discos deles, sendo a primeira aos 18 anos de idade, para o disco “Out of Our Heads” de 1965. A foto foi feita na primeira sessão de Mankowitz com a banda. A locação foi um canteiro de obras, em frente ao seu estúdio em Londres. Afinal, o maior grupo de rock do mundo estava “em construção” ainda.

“A 15 metros da porta do meu estúdio em Mason’s Yard havia um enorme canteiro de obras. E encostado na parede estavam esses grandes painéis que serviam para fechar a obra à noite. Eles estavam apenas encostados na parede, um em cima do outro, formando um triângulo entre eles. Passei lá um dia antes, vi aquilo e pensei: se eu puder espremer a banda nesse espaço, funcionaria muito bem”. GM

Na segunda capa que fez para os Stones, do disco “Between the Buttons” de 1967, Mankowitz já era mais experiente, tinha 20 anos de idade. Os Stones também eram jovens, e Andrew Loog Oldham, incentivava os excessos e loucuras do grupo, para criar uma imagem rebelde, fazendo contraponto com a de jovens bem-comportados, que os Beatles tinham nessa época.

Em novembro de 1966, após virarem a noite gravando no Olympic Studios, Mankowitz achou que eles estavam com a aparência perfeita para capa do disco e os chamou para uma sessão fotográfica ao nascer do sol. Eles então se apertaram no Rolls Royce de Andrew e partiram rumo a Primrose Hill, uma montanha ao norte de Londres, no Regent’s Park. Para criar uma atmosfera de sonho, ele passou vaselina nas bordas do filtro da lente da sua Hasselblad, dando um toque psicodélico à imagem, com as bordas borradas, como se o grupo estivesse se dissolvendo.

“I wanted to capture the ethereal feel of the time; at the end of the night when dawn was breaking and they’d been up all night making music, stoned.” GM

É incrível como um ensaio com uma estética tão elaborada, tenha sido feito por um jovem fotógrafo, após uma noite sem dormir, numa época em que não existiam recursos digitais para edição de imagens. O disco “Between the Buttons” pode não ser um dos melhores dos Rolling Stones, mas a capa é certamente uma das mais inovadoras e icônicas da banda. E a lendária sessão the Primrose Hill é considerada uma das melhores já feitas com os Stones até hoje.

A foto original da capa se perdeu na gravadora Decca. Mas para sorte de Mankowitz, no restante do filme que ficou com ele, tinham muitas outras fotos geniais, até melhores que a da capa. Ele batizou-as com nomes inspirados no disco, como “Behind the Buttons”, “Smiling Buttons” e “Blurry Buttons”, entre outros. A foto “Smilling Buttons” foi escolhida pela Editora Taschen, para ser a capa do livro gigante sobre os Rolling Stones, lançado em 2014, celebrando o aniversário de 50 anos da banda.

JIMI HENDRIX

Pelo estúdio de Mankowitz, próximo a Piccadilly Circus, passaram muitos mitos do rock inglês e também Jimi Hendrix, que era americano mas despontou para o sucesso em Londres. Mankowitz conheceu ele em início de carreira num show na pub “The Bag O’Nails”, ponto de encontro dos roqueiros ingleses. Ele foi contratado para fotografar Hendrix, pelo seu produtor Chas Chandler, também baixista do grupo The Animals, que descobriu o guitarrista em Nova York e o levou para tentar a sorte em Londres, onde tudo estava acontecendo no momento.

Foram duas sessões de fotos, em fevereiro e março de 1967. Hendrix já chegou ao estúdio usando seu antigo casaco de general, no melhor estilo hippie, com o qual foi fotografado. Não era figurino da foto, mas o estilo de roupa que ele gostava de usar no dia-a-dia. Hoje os retratos de Mankowitz, fazem parte da coleção da National Portrait Gallery, em Londres.

Gered Mankowitz is one of the best rock’n’roll photographers in the world. Over the past 50 years, he has worked with great groups and artists, such as Rolling Stones, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Led Zeppelin, Paul McCartney, Duran Duran, Oasis, Eurythmics, Elton John, Yardbirds and Snow Patrol. Mankowitz discovered early his talent for music photography. He made his first album cover at the age 16 and did not stop until today. One of his first shootings was with singer and actress Marianne Faithfull, who was Mick Jagger’s girlfriend. Marianne’s manager, Andrew Loog Oldham, liked the photos and invited him to shoot his other group: The Rolling Stones.

ROLLING STONES

Mankowitz was the official photographer of the Rolling Stones for 3 years, in the Sixties, during the Swinging London. Few jobs would have been more fun. He made 3 album covers of the group, the first one with only 18 years old, for the 1965 album “Out of Our Heads”. The photo was made in the his first shooting with the Stones. The location was a large construction site, right in front his studio in London. After all, the biggest rock group in the world was “under construction” yet.

“50 feet from my studio door at Mason’s Yard, there was a huge building site, and leaning up against the wall were these big boardings that they used to lock up the building site at night. And they were just leaning against the wall, one on top of the other. And it created this fantastic, very elongated triangular shape at the end, by looking down between the two boardings. And I saw that and I thought, ‘Wow, if I can squeeze the band into that space, that would work really well”. GM

On his second Stones cover, of the album “Between the Buttons”, he was already more experienced, with 20 years old. The Stones were also young, and their manager Andrew Loog Oldham encouraged their excesses and madness to create a rebel image, as an antithesis for the well-behaved fame, that The Beatles had at that time.

In November of 1966, after an all night recording session at Olympic Studios, Mankowitz thought they had the perfect look for the album cover and invited them for a photo shoot at sunrise. They squeezed into Andrew’s Rolls Royce and headed for Primrose Hill in North London, in the Regent’s Park. To create a dreamy atmosphere, he spreaded Vaseline over the edges of the filter that covered the lens of his Hasselblad, giving a psychedelic touch to the image, with the edges blurred, as if the group was dissolving.

“I wanted to capture the ethereal feel of the time; at the end of the night when dawn was breaking and they’d been up all night making music, stoned.” GM

It’s amazing how this shooting, with such an elaborate aesthetic, was made by a very young photographer, after a sleepless night, in a time when there were no digital resources for editing images. The album “Between the Buttons” may not be one of the best of the Rolling Stones, but the cover is certainly one of the most iconics of the band. And the legendary Primrose Hill session is considered one of the best ever made with the Stones.

The original photo of the cover was lost in the record company Decca. But luckily, in the film roll that remained with Mankowitz, there were many other great shots, even better than the one of the cover. He gave them names inspired in the album, such as “Behind the Buttons”, “Smiling Buttons” and “Blurry Buttons,” among others. “Smilling Buttons” was chosen by Taschen for the cover of the giant Rolling Stones book, launched in 2014 to celebrate the 50th anniversary of the band.

JIMI HENDRIX

Many heros of the British rock were photographed in Makowitz studio, near Piccadilly Circus, and also Jimi Hendrix, who was American but emerged for success in London. Mankowitz met him at the beginning of his career, in a gig at “The Bag O’Nails” pub, a meeting place for English rockers in Soho. He was hired by Hendrix producer Chas Chandler, also bass player for The Animals, who discovered the guitar player in New York and took him to try a musical career in London, where everything was happening at the moment.

Mankowitz had two photo sessions with him, in February and March 1967. Hendrix already arrived at the studio wearing that old military jacket, in the best flower power style, with which he was photographed. It was not costume design for the photo, but the kind of clothes he used to wear everyday. The photos by Mankowitz are now part of the collection of the National Portrait Gallery, in London.