Dennis Manarchy

A vida de Dennis Manarchy daria um ótimo filme. Começa em Rockford, no estado americano de Illinois, onde foi criado. Nos anos 60, formou-se em Belas Artes pelo Institute of Technology de Rochester.

A carreira começou bem, como assistente do lendário fotógrafo americano Irving Penn. Mas 1968, teve que trocar as câmeras pelas armas, pois foi convocado para lutar na Guerra do Vietnam. Voltou completamente devastado e se exilou numa tribo indígena, onde morou por seis meses. Os ensinamentos dos índios mudaram sua vida. O amor pela fotografia voltou e ele abriu seu estúdio em Chicago, onde começou a colocar em prática tudo que aprendeu com o mestre Irving Penn.

Em pouco tempo, se tornou um dos mais bem sucedidos fotógrafos de publicidade dos Estados Unidos. Fotografando campanhas icônicas para marcas como Nike, Harley Davidson, Apple, Kodak, Dior e Porche, entre outras. Posteriormente passou também a dirigir comerciais para TV. Nos anos 80, chamou atenção como grande colorista e criador efeitos especiais, usando apenas técnicas de fotografia e iluminação, pois nessa época, “photoshop” era só uma loja de fotografia.

No início dos anos 2000, quando as câmeras estavam ficando cada vez menores, Manarchy resolvou ir na direção contrária, e construiu a maior câmera fotográfica do mundo, com mais de 10 metros de comprimento. Como não cabia na bolsa, colocou-a na carroceria de um caminhão e rodou os Estados Unidos, fotografando representantes de diversas culturas que o tempo está apagando, para o projeto “Vanishing Cultures” (Culturas em Desaparecimento). Tudo com uma resolução e nível de detalhes nunca visto antes.

Seu primeiro livro “En Passant” ganhou o prêmio “American Graphic Design”. E os livros “Metal” e “Metal 2” ganharam o “Graphis Gold”. Atualmente, Manarchy tem se dedicado aos projetos “Western Icons” e “Impasto”, usando antigos filmes 8×10 e negativos pintados a mão. Seu estudio-galeria é famoso em Chicago, localizado em uma antiga fábrica do século IXX, com um grande relógio de vidro da fachada, que lembra o do museu D’Orsay em Paris.

The life of Dennis Manarchy would make a great movie. It begins in Rockford, Illinois, where he was raised. In the 1960s, he graduated in Fine Arts at the Rochester Institute of Technology.

His career began well as an assistant to legendary American photographer Irving Penn. But 1968, had to change the cameras by the guns, since he was summoned to fight in the Vietnam War. He returned completely devastated and went into exile in an Indian tribe, where he lived for six months. The teachings of the Indians changed his life. His love for photography returned and he opened his studio in Chicago, where he began to put into practice everything he learned from the master Irving Penn.

Soon he became one of the most successful advertising photographers in the United States. Shooting iconic campaigns for brands like Nike, Harley Davidson, Apple, Kodak, Dior and Porche, among others. Later, he also started to direct commercials for TV. In the 80’s, he called attention as a great colorist and creator of special effects, using only photography and lighting techniques, because at that time, the word “photoshop” meant just a photography store.

In the early 2000s, when the cameras were getting smaller and smaller, Manarchy decided to go the other way, and built the world’s largest camera, more than 10 meters long. As it did not fit in the bag, he put it in the body of a truck and rolled the United States, photographing representatives of diverse cultures that the time is erasing, for the project “Vanishing Cultures”. All with a resolution and level of detail never seen before.

His first book “En Passant” won the “American Graphic Design” award. And the books “Metal” and “Metal 2” won the “Graphis Gold”. Lately, he has been working on the projects “Western Icons” and “Impasto”, where he uses old style film and hand painted 8×10 negatives. His studio-gallery is famous in Chicago, located in an old factory of the IXX century, with a great glass clock on the facade, that resembles that of the museum D’Orsay in Paris.